terça-feira, 9 de julho de 2013

A vida é triste.

Talvez eu seja um tanto quanto melancólico, porem não gosto de lamentações. No geral quando se lê alguém dizendo que não acha a vida feliz logo se pensa em lamentação, mas o que escreverei aqui passa longe disso, é apenas uma aceitação da realidade como ela se mostra para mim.

A vida é complexa, e a sucessão de coisas que acontecem me fez perceber que ela é triste, vejo nas histórias que ouço das pessoas, vejo por detrás de falsos sorrisos e um anseio por uma felicidade vazia, que o que rege a vida é a tristeza, e digo que se fosse diferente muita coisa perderia a intensidade, a graça, o valor. O que seriam dos momentos especiais?

A vida sem a tristeza é como se tivessem soldados, mas não tivesse campo de batalha. Seria uma existência vazia, fácil...eu creio que as pessoas procuram essa facilidade na vida, querem estar sempre felizes, porem não é um bom caminho.

Durante o meu dia mais triste é que realmente chego perto de Deus e toda a dor do peito acaba virando folego pros pulmões e nesse momento que a alma se prepara para atingir um nível de consciência maior do que de fato tem valor nessa vida.

Fugir da tristeza é pueril, é preciso maturidade para aceitar a vida e aproveita-la do jeito que ela é. Quando paro pra pensar na minha vida eu vejo o quão triste ele é, como o mal está presente, mas ao mesmo tempo eu percebo como isso pouco me afeta, na verdade pouco me importa, porque a vida continua então eu sigo em frente sempre com bom humor, não me entrego as lamentações e nem as falsas ilusões de felicidade plena que nada mais são do que arrumar uma mascara para realidade para poder aceita-la (discursos do tipo "Deus está preparando algo melhor para você" é típico para aceitação da realidade e para alimentar uma paciência, não acho que esse seja o caminho).

A vida é triste, essa é a poesia dela e gosto assim, eu aceito-a assim. Você pode descordar, então te convido a refletir e a pensar de forma sincera sobre tudo que acontece contigo e sobre tudo que você sente, então perceberá que a vida só é boa porque é triste.

PS: Faltou um monte de coisa que queria dizer sobre o tema, fugiram ideias boas da minha cabeça, mas quando voltarem prometo postar.

2 comentários:

  1. Por muitos anos a vida pra mim era empurrar uma pedra subindo uma montanha. Era um peso enorme trabalhar, estudar, revolver problemas, pagar contas e por ai vai...
    Esperava resolver todos os meus problemas pra enfim ser feliz, mas isso é um paradoxo dantesco iria morrer infeliz. Quando resolvia um problema apareciam dois, resolvia dois viam quatro. Então o jeito é tenta ser feliz mesmo com as nossas falhas, com as pessoas complicadas que Deus colocar no nosso caminho, com meus problemas e com meus conflitos.
    Não quero dizer que tenho uma alegria perene, sou tão falho igual a qualquer pessoa, sofro por antecipação, sou ansioso, critico até demais a minha lista de defeitos é grande rsrsrs
    Mas ainda tenho fé que a vida tem mais coisas boas e que as tristezas serem para nos ajuda a crescer como ser humano e chegar mais perto de Deus ( Como você falou) a melancolia é capaz de abrir a mente pra grandes ideias.

    Sofri a dor da solidão e da rejeição. Mas foi esse espaço de solidão na minha alma que me fez pensar coisas que de outra forma eu não teria pensado - Rubem Alvas.

    bom desculpe ser escrevi alguma besteira ou ser me pedir nas ideias
    ABRAÇO CAIO.

    ResponderExcluir