segunda-feira, 17 de junho de 2013

Solidão.

O que é a solidão se não um buraco que nos suga. Suga pra onde? Suga pra dentro da gente mesmo.
Solidão pode ser um ótimo exercício de auto conhecimento, de buscar o seu ser, a sua essência! A solidão é  difícil, não é feita para meninos é feita para os homens, mesmo que as vezes homens de 6 anos de idade, bom, melhor que os meninos de 30.

Eu vivo uma solidão em publico. Por mais que esteja acompanhado me sinto sozinho. É como se eu pudesse vislumbrar uma coisa que ninguém é capaz, é como se ninguém fosse o suficiente para mim. Confesso que é um sentimento prepotente, não posso controlar sentimentos, eles são irracionais e estúpidos, e tem que ser assim!os sentimentos são sem ter razão, ora tudo que é desprovido de razão também é desprovido de inteligencia, os sentimentos são o que são sem influencias da razão...evidentemente que eles amadurecem, porem continuam estúpidos. Geralmente nossas atitudes são decididas através de uma mediação entre razão e emoção. Eu ainda estou refletindo sobre o assunto. Talvez "estupido" não seja o termo adequado, mas o fato é que os sentimentos devem ser estúpidos, porque de outra forma deixamos de ser humanos.

A solidão é uma coisa difícil, as vezes parece que não tem como sobreviver a ela, mas tem, eu encontrei um meio, nós livros, na escrita, na arte. É ali que toda a minha solidão produz seus efeitos, a maioria das minhas boas ideias vem de momentos de solidão. Essa postagem mesmo vem de um momento de solidão. É complexo e gasto horas pensando nisso, horas de solidão pensando sobre solidão, parece chato, porem não é. Liberta de um monte de convenções e você passa a ser mais você mesmo.

Pena que a solidão está perdendo seu espaço nesse mundo de pessoas descoladas, que são sempre felizes e só querem estar bem todo o tempo, não aproveitam verdadeira mente as coisas e geralmente ficam na página 2 de todas as coisas. A solidão é triste e nada tem de semelhante com um comercial da coca-cola.

Você é o que é, não adianta lutar contra, a gente não escolhe determinadas coisas, solidão serve pra gente entender isso, mesmo sendo triste no final ela conduz para a plena felicidade.

Rainer Maria Rilke comenta maravilhosamente esse tema em sua póstuma epístola "Cartas a um jovem poeta".

Um comentário:

  1. A Solidão é um mal oculto que pode fazer parte da vida dos homens mais humildes e de reis.

    ResponderExcluir